quinta-feira, 6 de junho de 2013

The Lament Configuration apresenta: Man With the Screaming Brain (2005)




Man With a Screaming Brain é uma produção Syfy Pictures para o respectivo canal de TV, realizada, produzida e com argumento de Bruce Campbell, o rei dos canastrões (Hail to the King, Baby!), conhecido sobretudo pelo papel de Ash na trilogia Evil Dead. É também a primeira experiência de Campbell atrás das câmaras, se excluirmos a direcção de episódios de séries de televisão.




Possivelmente uma das poucas produções do Syfy que não inclui animais mutantes, Man With a Screaming Brain é uma ideia de Campbell, que ficou na gaveta - ou seja lá onde ele guarda as ideias - durante quase 20 anos. Trata-se de uma comédia de ficção científica, que parodia os clássicos de série B dos anos 50 e 60. 



No enredo, Bruce Campbell interpreta o papel do empresário norte-americano William Cole, que viaja para a Bulgária, na companhia da mulher Jackie (Antoinette Byron), em busca de novos parceiros de negócios. Após uma conturbada história de traições e violência, Cole morre e o seu corpo é resgatado por um cientista louco, Ivan Ivanovich Ivanov (Stacy Keach), que troca a parte danificada do cérebro de Cole por partes intactas de outro cadáver, Yegor (Vladimir Kolev), taxista e antigo espião do KGB que teve um affair com a mulher do empresário Americano.



Após uma cirurgia experimental, Cole acorda num local desconhecido, vivo, mas com a voz de Yegor a ecoar-lhe na mente. Após um diálogo entre ambos os "habitantes" do mesmo cérebro, Cole e Yegor decidem vingar-se da mulher que os matou a ambos, a cigana Tatoya (Tamara Gorski). E a partir daqui as coisas começam a ficar realmente estranhas...



Embora tenha estreado no Syfy, o filme passou por várias salas de cinema durante uma digressão de Bruce Campbell. Obviamente não se trata de uma conceituada obra cinematográfica, mas se fosse não estaria nesta rubrica.

Miguel Ângelo Ribeiro